sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Feira do Conhecimento


ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA CRUZEIRO
Professores área Ciências da Natureza e suas Tecnologias



FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola Cruzeiro: 50 Anos  Construindo História


ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagens e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias


SANTA ROSA,  2013.




INTRODUÇÃO
A contextualização da interdisciplinaridade, como forma de manter e refletir a educação cientifica na escola, muitas vezes passa por processos de renovação da comunidade escolar, que comprometida com o processo educativo, precisa associar meios de aprendizagem diferenciados que estimulem a criatividade e o senso de responsabilidade do educando. A interdisciplinaridade e a contextualização passaram a constituir-se, oficialmente, em princípios ou eixos norteadores do currículo do Ensino Médio a partir da aprovação do Parecer 15/98 (MEC, 2002).
            Acredita-se que, com a realização das feiras de conhecimento, os educandos possam desenvolver e demonstrar suas habilidades aprofundando conceitos trabalhados em aula bem como algo não explorado em sala de aula, mas que desperta sua curiosidade e o interesse.
É fundamental que o aluno torne-se capaz de analisar a realidade, imediata ou distante, atual ou histórica, e consiga compreender, na sua vida em particular, a importância do que é estudado (MEC, 2006).
A forma de ensinar partindo de projetos traz um novo modo de ver o trabalho desenvolvido pelo educando. Traz também a oportunidade de refletir sobre o trabalho do educador frente às necessidades, muitas vezes não explícitas ou demonstradas  na visão do educando. Para Barcelos et al., 2010, o ensino por projetos implica um olhar diferente do docente em relação ao educando, sobre seu próprio trabalho e sobre o rendimento escolar. As feiras constituem um trabalho baseado no ensino que envolve planejar, desenvolver e avaliar.
Com a Temática Escola Cruzeiro: 50 Anos Construindo História, os/as professores(as), representantes de cada área do conhecimento, buscam elaborar um projeto que motive os educandos na realização de trabalhos, de acordo com o conhecimento e a área de melhor afinidade do educando, acreditando ser um instrumento que possibilite melhor aprendizagem com liberdade em explorar algo novo.




REFERENCIAL TEÓRICO 
A concepção pedagógica que orienta a construção curricular, afirma a centralidade das práticas sociais como origem e foco do processo de conhecimento da realidade, o diálogo como mediação de saberes e de contradições e entende que a transformação da realidade se dá pela ação dos próprios sujeitos.
Em decorrência, assume a complementaridade entre todas as formas de conhecimento, reconhecendo que o saber popular se constitui no ponto de partida para a produção do conhecimento científico.
Embora todas as pessoas exerçam atividades intelectuais ao pensar a realidade e organizar suas concepções a partir dos determinantes socioculturais que lhes conferem organicidade, é preciso reconhecer que a compreensão mais complexa da realidade supõe a superação do senso comum mediante a democratização do acesso ao conhecimento sistematizado. Assim, o saber popular será também o ponto de chegada do conhecimento científico.
Por outro lado, se o conhecimento científico universalmente sistematizado não conseguir estabelecer o diálogo com indivíduos, grupos e suas realidades, levando-os a superar o senso comum, dificilmente será reconhecido e, portanto, corre o risco de não constituir significado que motive a sua apropriação.
A escola é o espaço por excelência da promoção do diálogo dos diferentes saberes, reconhecendo seu poder de transformar a realidade, mas também os seus limites, oriundos de seu modo de produção, que reflete as desigualdades de acesso ao conhecimento e à cultura.
Na perspectiva da correção das distorções historicamente dadas e responsáveis pelas dificuldades de acesso e permanência na escola, uma prática pedagógica comprometida com o enfrentamento das desigualdades define o caráter político da educação. Esta atitude significa colocar a práxis pedagógica no espaço mais permanente da sociedade: no espaço das lutas sociais pela emancipação do ser humano
A relação entre teoria e prática é, genericamente, uma imposição da vida em sociedade. Não há intervenção humana na realidade com vistas a transformá-la sem uma prévia organização planejada com método e intencionalidade. Isso pressupõe uma íntima aproximação do pensamento e da ação, para resultar em transformação. A relação teoria prática torna-se um processo contínuo de fazer, teorizar e refazer.


Por um lado, a teoria constituída por ideias, hipóteses que levam a representações abstratas, constrói os conceitos que somente serão consubstanciados na prática. Quando submetida à realidade, a teoria apartada da prática social vira palavra vazia e sem significado.
Já a prática, se exclusivamente considerada, se transforma em mera atividade para execução de tarefas, reduzida a um fazer repetitivo que pode se traduzir em automação, ou seja, em ação destituída de reflexão. Em um mundo caracterizado pela dinamicidade, em que as condições materiais renovam cotidianamente as relações sociais e produtivas, a prática que não se sustenta no conhecimento torna-se imobilista e conservadora.
O diálogo permanente entre teoria e prática se constitui como fundamento da transformação da realidade, desde que consciente de sua condição sócio-histórica, e consequêntemente, de suas determinações sociais.
Conforme a Proposta Curricular para o Ensino Médio Politécnico, ainda uma das características mais marcantes das novas gerações é a curiosidade inquietante por conhecer e transformar o mundo. Nada mais natural, não fossem as relações desiguais que, desde muito cedo, desvelam os caminhos para a inserção social e no mundo do trabalho.
Os indivíduos, para transformarem-se em sujeitos autônomos, capazes de buscar uma inserção cidadã na sociedade, precisam compreender-se no mundo e construir sua atuação visando à transformação da realidade próxima e a mais coletiva, considerando a sua necessidade e dos demais.
A pesquisa é o processo que, integrado ao cotidiano da escola, garante a apropriação adequada da realidade, assim como projeta possibilidades de intervenção. Alia o caráter social ao protagonismo dos sujeitos pesquisadores.
 A incorporação da pesquisa na prática pedagógica é a garantia da construção de novos conhecimentos, a partir da articulação da análise de seus resultados com o acúmulo científico das áreas de conhecimento, para dar conta da necessidade ou realidade a ser transformada.

OBJETIVO GERAL
            Desenvolver a capacidade de dialogar com a realidade e com o saber sistematizado pelas diversas ciências de forma a construir conceitos que o ajudem a ler e analisar o mundo a seu tempo, expressando seu pensamento de forma organizada e coerente e adquirindo autonomia para buscar novas fontes de informação e conhecimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
-   Despertar o interesse e a criatividade pelo senso prático dos educandos, estimulando a interdisciplinaridade dentro do ambiente escolar e desenvolvendo atividades em equipes.
- Estimular o trabalho coletivo na solução de problemas sistematizando o conhecimento adquirido, mobilizando professores e comunidade escolar na busca e construção do conhecimento pela pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento
-  Motivar professores e estudantes nas ações de gerenciamento das atividades com organização, dinamismo e capacidade para despertar a atenção e o reconhecimento da comunidade escolar.

FINALIDADE
A Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro, inserida e integrada à comunidade, através de sua prática pedagógica busca contribuir no processo de construção de um ser humano consciente, responsável, participativo, organizado, democrático, pluralista, sensível e solidário, capaz de situar-se e tomar posições diante da pluralidade de ideias e situações concretas que enfrenta no convivo social.
A Escola pauta-se por um processo educativo de construção coletiva do conhecimento, procurando desenvolver com o educando (a) e educadores um profundo senso de justiça e respeito pela dignidade da pessoa humana e sendo capazes de motivar a inserção ativa no processo histórico em vista da transformação do homem/mulher e da sociedade.

JUSTIFICATIVA
A feira do conhecimento deve ser um espaço que possibilite a integração do educando nas diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo autonomia na forma de ser, pensar, agir e aprender.
Neste intuito espera-se que o educando esteja ciente da responsabilidade a ser desenvolvida, sendo critico em relação a situações diárias, capacitado a interagir em seu meio


e estando apto a enfrentar problemas, contribuindo no processo de construção do ser humano, capaz de conviver com todo o contexto social.

METODOLOGIA
A Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro está localizada no Bairro Cruzeiro, Rua Tarquínio de Oliveira, 171, município de Santa Rosa/RS, fundada em 02 de outubro de 1963. Conta hoje com aproximadamente 917 educandos, nos diversos níveis de ensino desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio Politécnico e Educação de Jovens e Adultos.
A referida feira do conhecimento será realizada com todos os níveis de ensino, orientados pelos seus educadores, onde os temas serão escolhidos a partir da área afim.
Dentro da Temática Escola Cruzeiro: 50 Anos Construindo História, os grupos terão liberdade de escolha dos temas, contudo deverão observar os aspectos como: a criatividade, a originalidade, aprofundamento científico, expressão oral, desenvoltura, reaproveitamento de materiais, sustentabilidade, viabilidade e aspectos que obedeçam as normas técnicas (ABNT).
Professores de todas as áreas do conhecimento, junto com a Coordenação Pedagógica, Direção e Orientação escolar, além dos educandos e educandas da escola, estarão envolvidos na realizarão a Feira do Conhecimento. Abaixo ficam explícitas as áreas do conhecimento envolvidas na realização da referida feira.
- Linguagens e suas Tecnologias (conhecimentos expressivos/de comunicação; Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física)
-  Matemática e suas Tecnologias (conhecimentos lógico-matemáticos)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (conhecimentos físicos, químicos e biológicos)
Ciências Humanas e suas Tecnologias (conhecimentos filosóficos, geográficos e sócio históricos).  
Para a realização da Feira do conhecimento, deverão ser obedecidos os seguintes passos metodológicos:
Para a realização da Feira do conhecimento, deverão ser obedecidos os seguintes passos metodológicos:
·                    Escolha do temas: os educandos terão liberdade para escolha do tema a ser desenvolvido pela pesquisa. Cada turma terá liberdade para escolher os membros participantes do grupo, não excedendo a três componentes e sendo da mesma totalidade.
·                    Desenvolvimento da Pesquisa: Cada grupo poderá desenvolver sua pesquisa na área do conhecimento com maior afinidade, sendo que esta terá o apoio pedagógico do professor responsável pela turma e também pelo professor que ministra a disciplina da área escolhida. Para o desenvolvimento da pesquisa cada grupo deverá buscar dados e informações pertinentes ao tema escolhido.
O período de desenvolvimento da pesquisa será de 22 de agosto de 2013 a 18 de outubro de 2013, culminando com as apresentações dos trabalhos nos dias 22 e 23 de outubro de 2013.
Os trabalhos de pesquisa serão avaliados por uma equipe de professores escolhidos que farão parte de uma comissão avaliadora. Esta equipe será responsável em avaliar os trabalhos nos dias das apresentações.
Cada grupo assinará um termo de consentimento livre esclarecido se responsabilizando pela veracidade dos dados apresentados no desenvolvimento da pesquisa.

·        Organização do material: todo o material necessário para a realização da pesquisa será de responsabilidade do grupo, sendo que se aconselha a tomarem providências com antecedência. No dia da apresentação cada grupo fica responsável pela organização do seu material e após a apresentação o recolhimento do mesmo.
·        Elaboração de relatórios: Cada grupo, após escolher um tema e pesquisar dados sobre o mesmo, elaborará relatório por escrito da pesquisa onde deverá conter os seguintes itens:
Capa, Introdução (Tema, Objetivos) Desenvolvimento (metodologia, resultados, discussão), Considerações finais, Referências, Anexos (se houver). Ver normas da ABNT. ( entregar ao professor orientador, até dia 18/10/13)
·        Inscrições dos Trabalhos: Cada grupo deverá solicitar junto ao seu professor orientador a ficha de inscrição para apresentação do trabalho. As inscrições se darão até o dia 18 de outubro de 2013, junto ao professor orientador, que terá as fichas de inscrição.
·        Apresentação dos experimentos/resultados:
Para a apresentação dos experimentos e/ou resultado (s) das pesquisas, procure seguir as seguintes orientações:
a) Duração das apresentações: as atividades de pesquisa desenvolvidas pelos educandos serão organizadas por turmas e divididos em dois momentos, nos dias 22 e 23 de outubro de 2013. Nestes dias as aulas terão horário diferenciado, sendo que iniciarão às 16 horas se estendendo até as 21 horas.
b) Relatório escrito do trabalho: o grupo, no dia de sua apresentação, já terá que ter entregado  o relatório por escrito com os dados pesquisados e contendo os itens solicitados acima (Elaboração de relatórios). Dando preferência as normas da ABNT. ( prazo para entrega dos relatórios ao professor orientador: 18/10/13).

c) Relatório escrito do trabalho escolhido: Os grupos com apresentação marcada para o dia 22 irão apresentar sua pesquisa e no dia 23 irão escolher um dos trabalhos que serão apresentados por colegas para fazer a observação, onde deverão entregar um relato da observação feita do trabalho dos colegas. Do mesmo modo os grupos com apresentação marcada para o dia 23 deverão fazer a observação do trabalho dos colegas no dia 22 e entregar relato da observação ao professor orientador na semana após a Feira.

·      Avaliação: a avaliação terá como base o regimento da escola, específico para cada nível de ensino, visando o aprofundamento da formação adquirida e respeitando as especificidades de cada educando (a). Todos os professores poderão fazer uso dos resultados da avaliação dos grupos, devendo apenas avisar as turmas.
a) Aspectos a serem observados/avaliados: Para a feira do conhecimento serão avaliados os seguintes aspectos: a criatividade, a originalidade, veracidade dos dados pesquisados, aprofundamento científico, expressão oral, desenvoltura, reaproveitamento de materiais, organização dos materiais, sustentabilidade, viabilidade, pontualidade, responsabilidade, seriedade, organização do trabalho em grupo, comprometimento de cada educando perante o trabalho em grupo e relatório contendo os dados solicitados anteriormente dentro das normas da ABNT.
Haverá uma ficha Anexo com dados a serem avaliados e que serão observados pela comissão avaliadora.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades
Agosto
Setembro
Outubro
Projeto
X


Escolha do temas
X


Organização do material
X
X

Elaboração de relatórios

X
X
Apresentação dos experimentos/resultados


X
Avaliação


X











REFERÊNCIAS
BARCELOS, N. N. S.; JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. QUANDO O COTIDIANO PEDE ESPAÇO NA ESCOLA, O PROJETO DA FEIRA DE CIÊNCIAS
“VIDA EM SOCIEDADE” SE CONCRETIZA. Revista Ciência e Educação, v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica
(Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/Semtec, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: Fenaceb. Brasília: MEC/SEB, 2006.





































Anexo
Ficha de Inscrição FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola Cruzeiro: 50 Anos  Construindo História
Nós, EDUCANDOS(as) regularmente matriculados(as) na Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro,  solicitamos a inscrição do trabalho para a Feira do Conhecimento Escola Cruzeiro: 50 Anos  Construindo História  Ano 2013, com as seguintes especificações:
Título do Trabalho: ________________________________________________

_________________________________________________________________

TEMA___________________________________________________________

_________________________________________________________________


Professores Orientadores___________________________________________

________________________________________________________________

 Material Utilizado:________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________


Nomes e totalidade dos educandos do grupo:
_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________


Santa Rosa, ________ de ___________________ de 2013

_______________________________                  _________________________
Assinatura do responsável pela Equipe             Assinatura Professor Orientador






Anexo

Ficha de Avaliação FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola Cruzeiro: 50 Anos  Construindo História
TÍTULO DO TRABALHO (Nº) :_______________________________________________
QUALIDADE DA MONTAGEM: A / B / C
Relevância do assunto

Criatividade

Interatividade


CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO DOS EXPOSITORES
Os/ as EDUCANDOS (AS) demonstraram segurança e domínio do assunto?

A comunicação dos/ das EDUCANDOS (AS)  é clara e objetiva?

A linguagem científica é utilizada corretamente?

Os/ as EDUCANDOS (AS) demonstrou entusiasmo?


Nome do avaliador:_________________________________
Santa Rosa,        de                       de  2013.
_________________________________
Assinatura jurado(a)

                                
Anexo


 Termo de Consentimento FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola Cruzeiro: 50 Anos  Construindo História
Eu, _______________________________________________, declaro que estou de acordo em participar da pesquisa       (título da Pesquisa)             desenvolvida sob a responsabilidade dos seguintes componentes do grupo ....................................................................................................................................................... e tendo  como orientação o(a) professor(a)..........................................................., da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro- Santa Rosa/RS.
Declaro que estou ciente que:
a)      A pesquisa tem por objetivo desenvolver a capacidade de dialogar com a realidade e com o saber sistematizado pelas diversas ciências de forma a construir conceitos que o ajudem a ler e analisar o mundo a seu tempo, expressando seu pensamento de forma organizada e coerente e adquirindo autonomia para buscar novas fontes de informação e conhecimento.
b)      Cada totalidade irá se organizar e formar grupos com  até três componentes, sendo que estes, deverão preencher fica de inscrição para a referida Feira do Conhecimento.
c)      A pesquisa terá a responsabilidade de todos os membros do grupo e será realizada extra-classe.
d)      Após a realização da pesquisa as informações coletadas serão usadas para elaboração de relatório a ser apresentado na Feira do Conhecimento, nos dias 22 e 23 de outubro de 2013.
e)      Durante as apresentações todos os grupos deverão observar os trabalhos expostos, escolher  um dos trabalhos e após relatar por escrito.
f)        Haverá uma equipe de avaliadores formando uma comissão de avaliação dos trabalhos realizados e apresentados pelo grupo nas referidas datas acima.
g)      O grupo assume a responsabilidade pela veracidade dos fatos pesquisados e transcritos para a elaboração do relatório.


h)      O grupo assume a responsabilidade de não fazer plágio de material pesquisado.
i)        Todo o material necessário para a realização da pesquisa será de responsabilidade do grupo.
j)         No dia da apresentação cada grupo fica responsável pela organização do seu material e após a apresentação o recolhimento do mesmo.
k)      Não terei benefícios extras ou quaisquer outros diretos particulares em função de minha participação na pesquisa.
l)        Será de inteira responsabilidade do grupo e/ou participante o uso indevido dos dados em função da participação na pesquisa.
m)    Os dados pesquisados e o relatório deverão ser guardados, pelo grupo, até o término do ano letivo, pois poderão ser solicitados neste período.
Ciente das informações acima descritas referentes a pesquisa para a Feira do conhecimento:
__________________________________,______de__________________de 2012.
_____________________      _____________________       ___________________                                 
      Participante da Pesquisa         Participante da Pesquisa           Participante da Pesquisa                                             
      Nome:                                      Nome:                                        Nome:
                                         
                                    








Anexo


Modelo Metodologia para elaboração do Trabalho

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