ESCOLA ESTADUAL DE
EDUCAÇÃO BÁSICA CRUZEIRO
Professores área Ciências da Natureza e
suas Tecnologias
FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola
Cruzeiro: 50 Anos Construindo História
ÁREAS DO CONHECIMENTO:
Linguagens e suas Tecnologias
Matemática e suas Tecnologias
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ciências Humanas e suas Tecnologias
SANTA ROSA, 2013.
INTRODUÇÃO
A
contextualização da interdisciplinaridade, como forma de manter e refletir a
educação cientifica na escola, muitas vezes passa por processos de renovação da
comunidade escolar, que comprometida com o processo educativo, precisa associar
meios de aprendizagem diferenciados que estimulem a criatividade e o senso de
responsabilidade do educando. A
interdisciplinaridade e a contextualização passaram a constituir-se,
oficialmente, em princípios ou eixos norteadores do currículo do Ensino Médio a
partir da aprovação do Parecer 15/98 (MEC, 2002).
Acredita-se
que, com a realização das feiras de conhecimento, os educandos possam
desenvolver e demonstrar suas habilidades aprofundando conceitos trabalhados em
aula bem como algo não explorado em sala de aula, mas que desperta sua
curiosidade e o interesse.
É fundamental que o aluno torne-se capaz de
analisar a realidade, imediata ou distante, atual ou histórica, e consiga
compreender, na sua vida em particular, a importância do que é estudado (MEC,
2006).
A forma de ensinar partindo de projetos traz um novo modo de ver o
trabalho desenvolvido pelo educando. Traz também a oportunidade de refletir
sobre o trabalho do educador frente às necessidades, muitas vezes não
explícitas ou demonstradas na visão do
educando. Para Barcelos et al., 2010, o ensino por projetos implica um olhar
diferente do docente em relação ao educando, sobre seu próprio trabalho e sobre
o rendimento escolar. As feiras constituem um trabalho baseado no ensino que
envolve planejar, desenvolver e avaliar.
Com a Temática Escola Cruzeiro: 50 Anos
Construindo História, os/as professores(as), representantes de cada
área do conhecimento, buscam elaborar um projeto que motive os educandos na
realização de trabalhos, de acordo com o conhecimento e a área de melhor
afinidade do educando, acreditando ser um instrumento que possibilite melhor
aprendizagem com liberdade em explorar algo novo.
REFERENCIAL
TEÓRICO
A concepção pedagógica
que orienta a construção curricular, afirma a centralidade das práticas sociais
como origem e foco do processo de conhecimento da realidade, o diálogo como
mediação de saberes e de contradições e entende que a transformação da
realidade se dá pela ação dos próprios sujeitos.
Em decorrência, assume a
complementaridade entre todas as formas de conhecimento, reconhecendo que o
saber popular se constitui no ponto de partida para a produção do conhecimento
científico.
Embora todas as pessoas
exerçam atividades intelectuais ao pensar a realidade e organizar suas
concepções a partir dos determinantes socioculturais que lhes conferem
organicidade, é preciso reconhecer que a compreensão mais complexa da realidade
supõe a superação do senso comum mediante a democratização do acesso ao
conhecimento sistematizado. Assim, o saber popular será também o ponto de
chegada do conhecimento científico.
Por outro lado, se o
conhecimento científico universalmente sistematizado não conseguir estabelecer
o diálogo com indivíduos, grupos e suas realidades, levando-os a superar o
senso comum, dificilmente será reconhecido e, portanto, corre o risco de não
constituir significado que motive a sua apropriação.
A escola é o espaço por
excelência da promoção do diálogo dos diferentes saberes, reconhecendo seu
poder de transformar a realidade, mas também os seus limites, oriundos de seu
modo de produção, que reflete as desigualdades de acesso ao conhecimento e à
cultura.
Na perspectiva da
correção das distorções historicamente dadas e responsáveis pelas dificuldades
de acesso e permanência na escola, uma prática pedagógica comprometida com o
enfrentamento das desigualdades define o caráter político da educação. Esta
atitude significa colocar a práxis pedagógica no espaço mais permanente da
sociedade: no espaço das lutas sociais pela emancipação do ser humano
A relação entre teoria e
prática é, genericamente, uma imposição da vida em sociedade. Não há
intervenção humana na realidade com vistas a transformá-la sem uma prévia
organização planejada com método e intencionalidade. Isso pressupõe uma íntima
aproximação do pensamento e da ação, para resultar em transformação. A relação
teoria prática torna-se um processo contínuo de fazer, teorizar e refazer.
Por um lado, a teoria
constituída por ideias, hipóteses que levam a representações abstratas, constrói
os conceitos que somente serão consubstanciados na prática. Quando submetida à
realidade, a teoria apartada da prática social vira palavra vazia e sem
significado.
Já a prática, se
exclusivamente considerada, se transforma em mera atividade para execução de
tarefas, reduzida a um fazer repetitivo que pode se traduzir em automação, ou
seja, em ação destituída de reflexão. Em um mundo caracterizado pela
dinamicidade, em que as condições materiais renovam cotidianamente as relações
sociais e produtivas, a prática que não se sustenta no conhecimento torna-se
imobilista e conservadora.
O diálogo permanente
entre teoria e prática se constitui como fundamento da transformação da
realidade, desde que consciente de sua condição sócio-histórica, e consequêntemente,
de suas determinações sociais.
Conforme a Proposta Curricular
para o Ensino Médio Politécnico, ainda uma das características mais marcantes
das novas gerações é a curiosidade inquietante por conhecer e transformar o
mundo. Nada mais natural, não fossem as relações desiguais que, desde muito
cedo, desvelam os caminhos para a inserção social e no mundo do trabalho.
Os indivíduos, para
transformarem-se em sujeitos autônomos, capazes de buscar uma inserção cidadã
na sociedade, precisam compreender-se no mundo e construir sua atuação visando
à transformação da realidade próxima e a mais coletiva, considerando a sua
necessidade e dos demais.
A pesquisa é o processo
que, integrado ao cotidiano da escola, garante a apropriação adequada da
realidade, assim como projeta possibilidades de intervenção. Alia o caráter
social ao protagonismo dos sujeitos pesquisadores.
A incorporação da pesquisa na prática
pedagógica é a garantia da construção de novos conhecimentos, a partir da
articulação da análise de seus resultados com o acúmulo científico das áreas de
conhecimento, para dar conta da necessidade ou realidade a ser transformada.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver a
capacidade de dialogar com a realidade e com o saber sistematizado pelas
diversas ciências de forma a construir conceitos que o ajudem a ler e analisar
o mundo a seu tempo, expressando seu pensamento de forma organizada e coerente
e adquirindo autonomia para buscar novas fontes de informação e conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar o interesse e a criatividade pelo senso prático dos educandos,
estimulando a interdisciplinaridade dentro do ambiente escolar e desenvolvendo
atividades em equipes.
- Estimular o trabalho
coletivo na solução de problemas sistematizando o conhecimento adquirido, mobilizando professores e comunidade escolar na busca
e construção do conhecimento pela pesquisa nas diferentes áreas do
conhecimento
- Motivar professores e estudantes nas ações de
gerenciamento das atividades com organização, dinamismo e capacidade para
despertar a atenção e o reconhecimento da comunidade escolar.
FINALIDADE
A Escola Estadual de
Educação Básica Cruzeiro, inserida e integrada à comunidade, através de sua
prática pedagógica busca contribuir no processo de construção de um ser humano
consciente, responsável, participativo, organizado, democrático, pluralista,
sensível e solidário, capaz de situar-se e tomar posições diante da pluralidade
de ideias e situações concretas que enfrenta no convivo social.
A Escola pauta-se por um
processo educativo de construção coletiva do conhecimento, procurando
desenvolver com o educando (a) e educadores um profundo senso de justiça e respeito
pela dignidade da pessoa humana e sendo capazes de motivar a inserção ativa no
processo histórico em vista da transformação do homem/mulher e da sociedade.
JUSTIFICATIVA
A feira do conhecimento
deve ser um espaço que possibilite a integração do educando nas diversas áreas
do conhecimento, desenvolvendo autonomia na forma de ser, pensar, agir e
aprender.
Neste intuito espera-se
que o educando esteja ciente da responsabilidade a ser desenvolvida, sendo critico
em relação a situações diárias, capacitado a interagir em seu meio
e estando
apto a enfrentar problemas, contribuindo no processo de construção do ser
humano, capaz de conviver com todo o contexto social.
METODOLOGIA
A Escola Estadual de
Educação Básica Cruzeiro está localizada no Bairro Cruzeiro, Rua Tarquínio de
Oliveira, 171, município de Santa Rosa/RS, fundada em 02 de outubro de 1963.
Conta hoje com aproximadamente 917 educandos, nos diversos níveis de ensino
desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio Politécnico e Educação de
Jovens e Adultos.
A referida feira do
conhecimento será realizada com todos os níveis de ensino, orientados pelos
seus educadores, onde os temas serão escolhidos a partir da área afim.
Dentro da Temática Escola
Cruzeiro: 50 Anos Construindo História, os grupos terão liberdade de escolha dos temas, contudo
deverão observar os aspectos como: a criatividade, a originalidade,
aprofundamento científico, expressão oral, desenvoltura, reaproveitamento de
materiais, sustentabilidade, viabilidade e aspectos que obedeçam as normas
técnicas (ABNT).
Professores de todas as
áreas do conhecimento, junto com a Coordenação Pedagógica, Direção e Orientação
escolar, além dos educandos e educandas da escola, estarão envolvidos na realizarão
a Feira do Conhecimento. Abaixo ficam explícitas as áreas do conhecimento
envolvidas na realização da referida feira.
- Linguagens e suas Tecnologias (conhecimentos expressivos/de
comunicação; Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Língua Estrangeira Moderna,
Educação Física)
- Matemática e suas Tecnologias
(conhecimentos lógico-matemáticos)
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias (conhecimentos físicos,
químicos e biológicos)
- Ciências
Humanas e suas Tecnologias (conhecimentos filosóficos, geográficos e sócio
históricos).
Para a realização da
Feira do conhecimento, deverão ser obedecidos os seguintes passos
metodológicos:
Para a realização da
Feira do conhecimento, deverão ser obedecidos os seguintes passos
metodológicos:
·
Escolha
do temas: os educandos terão liberdade para escolha do tema a ser desenvolvido
pela pesquisa. Cada turma terá liberdade para escolher os membros participantes
do grupo, não excedendo a três componentes e sendo da mesma totalidade.
·
Desenvolvimento
da Pesquisa: Cada grupo poderá desenvolver sua pesquisa na área do conhecimento
com maior afinidade, sendo que esta terá o apoio pedagógico do professor
responsável pela turma e também pelo professor que ministra a disciplina da
área escolhida. Para o desenvolvimento da pesquisa cada grupo deverá buscar
dados e informações pertinentes ao tema escolhido.
O período de
desenvolvimento da pesquisa será de 22 de agosto de 2013 a 18 de outubro de
2013, culminando com as apresentações dos trabalhos nos dias 22 e 23 de outubro
de 2013.
Os trabalhos de pesquisa
serão avaliados por uma equipe de professores escolhidos que farão parte de uma
comissão avaliadora. Esta equipe será responsável em avaliar os trabalhos nos
dias das apresentações.
Cada grupo assinará um
termo de consentimento livre esclarecido se responsabilizando pela veracidade dos
dados apresentados no desenvolvimento da pesquisa.
·
Organização
do material: todo o material necessário para a realização da pesquisa será
de responsabilidade do grupo, sendo que se aconselha a tomarem providências com
antecedência. No dia da apresentação cada grupo fica responsável pela
organização do seu material e após a apresentação o recolhimento do mesmo.
·
Elaboração
de relatórios: Cada grupo, após escolher um tema e pesquisar dados sobre o
mesmo, elaborará relatório por escrito da pesquisa onde deverá conter os
seguintes itens:
Capa, Introdução (Tema, Objetivos) Desenvolvimento
(metodologia, resultados, discussão), Considerações
finais, Referências, Anexos (se
houver). Ver normas da ABNT. ( entregar ao professor orientador, até dia
18/10/13)
·
Inscrições
dos Trabalhos: Cada grupo deverá solicitar junto ao seu professor
orientador a ficha de inscrição para apresentação do trabalho. As inscrições se
darão até o dia 18 de outubro de 2013, junto ao professor orientador, que terá
as fichas de inscrição.
·
Apresentação
dos experimentos/resultados:
Para
a apresentação dos experimentos e/ou resultado (s) das pesquisas, procure
seguir as seguintes orientações:
a) Duração das apresentações: as atividades de pesquisa
desenvolvidas pelos educandos serão organizadas por turmas e divididos em dois
momentos, nos dias 22 e 23 de outubro de 2013. Nestes dias as aulas terão
horário diferenciado, sendo que iniciarão às 16 horas se estendendo até as 21
horas.
b) Relatório escrito do trabalho: o grupo, no dia de sua apresentação,
já terá que ter entregado o relatório
por escrito com os dados pesquisados e contendo os itens solicitados acima (Elaboração de relatórios). Dando
preferência as normas da ABNT. ( prazo para entrega dos relatórios ao professor
orientador: 18/10/13).
c) Relatório escrito do trabalho escolhido: Os grupos com
apresentação marcada para o dia 22 irão apresentar sua pesquisa e no dia 23
irão escolher um dos trabalhos que serão apresentados por colegas para fazer a
observação, onde deverão entregar um relato da observação feita do trabalho dos
colegas. Do mesmo modo os grupos com apresentação marcada para o dia 23 deverão
fazer a observação do trabalho dos colegas no dia 22 e entregar relato da observação ao professor orientador na semana
após a Feira.
·
Avaliação:
a avaliação terá como base o regimento da escola, específico para cada
nível de ensino, visando o aprofundamento da formação adquirida e respeitando
as especificidades de cada educando (a). Todos os professores poderão fazer uso
dos resultados da avaliação dos grupos, devendo apenas avisar as turmas.
a) Aspectos a serem observados/avaliados: Para a feira do
conhecimento serão avaliados os seguintes aspectos: a
criatividade, a originalidade, veracidade dos dados pesquisados, aprofundamento
científico, expressão oral, desenvoltura, reaproveitamento de materiais,
organização dos materiais, sustentabilidade, viabilidade, pontualidade,
responsabilidade, seriedade, organização do trabalho em grupo, comprometimento
de cada educando perante o trabalho em grupo e relatório contendo os dados
solicitados anteriormente dentro das normas da ABNT.
Haverá uma ficha Anexo com dados a serem avaliados e que serão
observados pela comissão avaliadora.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Atividades
|
Agosto
|
Setembro
|
Outubro
|
Projeto
|
X
|
|
|
Escolha do temas
|
X
|
|
|
Organização do material
|
X
|
X
|
|
Elaboração de relatórios
|
|
X
|
X
|
Apresentação dos experimentos/resultados
|
|
|
X
|
Avaliação
|
|
|
X
|
REFERÊNCIAS
BARCELOS, N. N. S.;
JACOBUCCI, G. B.; JACOBUCCI, D. F. C. QUANDO O COTIDIANO PEDE ESPAÇO NA ESCOLA,
O PROJETO DA FEIRA DE CIÊNCIAS
“VIDA EM SOCIEDADE” SE
CONCRETIZA. Revista Ciência
e Educação,
v. 16, n. 1, p. 215-233, 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica
(Semtec). Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio.
Brasília: MEC/Semtec, 2002.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Secretaria de Educação Básica. Programa
Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica: Fenaceb.
Brasília: MEC/SEB, 2006.
Anexo
Ficha de Inscrição FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola Cruzeiro: 50 Anos Construindo História
Nós, EDUCANDOS(as) regularmente matriculados(as) na Escola Estadual de Educação Básica
Cruzeiro, solicitamos a inscrição do
trabalho para a Feira do Conhecimento Escola Cruzeiro: 50 Anos Construindo História Ano 2013, com as seguintes especificações:
Título do
Trabalho: ________________________________________________
_________________________________________________________________
TEMA___________________________________________________________
_________________________________________________________________
Professores
Orientadores___________________________________________
________________________________________________________________
Material
Utilizado:________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
Nomes e totalidade
dos educandos do grupo:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Santa
Rosa, ________ de ___________________ de 2013
_______________________________ _________________________
Assinatura
do responsável pela Equipe
Assinatura Professor Orientador
Anexo
Ficha de Avaliação
FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola Cruzeiro: 50 Anos
Construindo História
TÍTULO DO TRABALHO (Nº) :_______________________________________________
QUALIDADE DA MONTAGEM: A / B / C
Relevância do assunto
|
|
Criatividade
|
|
Interatividade
|
|
CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO DOS EXPOSITORES
Os/
as EDUCANDOS (AS) demonstraram segurança e domínio do assunto?
|
|
A comunicação dos/ das EDUCANDOS
(AS) é clara e objetiva?
|
|
A linguagem científica
é utilizada corretamente?
|
|
Os/ as EDUCANDOS (AS) demonstrou
entusiasmo?
|
|
Nome
do avaliador:_________________________________
Santa Rosa, de de 2013.
_________________________________
Assinatura jurado(a)
Anexo
Termo de Consentimento FEIRA DO CONHECIMENTO
Escola Cruzeiro: 50 Anos
Construindo História
Eu,
_______________________________________________, declaro que estou de acordo em
participar da pesquisa (título da Pesquisa)
desenvolvida sob a responsabilidade dos
seguintes componentes do grupo .......................................................................................................................................................
e tendo como orientação o(a)
professor(a)..........................................................., da
Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro- Santa Rosa/RS.
Declaro que estou ciente
que:
a) A
pesquisa tem por objetivo desenvolver a capacidade de dialogar com a realidade
e com o saber sistematizado pelas diversas ciências de forma a construir
conceitos que o ajudem a ler e analisar o mundo a seu tempo, expressando seu
pensamento de forma organizada e coerente e adquirindo autonomia para buscar
novas fontes de informação e conhecimento.
b)
Cada totalidade irá se organizar e formar grupos
com até três componentes, sendo que
estes, deverão preencher fica de inscrição para a referida Feira do
Conhecimento.
c)
A pesquisa terá a responsabilidade de todos os
membros do grupo e será realizada extra-classe.
d)
Após a realização da pesquisa as informações
coletadas serão usadas para elaboração de relatório a ser apresentado na Feira
do Conhecimento, nos dias 22 e 23 de outubro de 2013.
e)
Durante as apresentações todos os grupos deverão
observar os trabalhos expostos, escolher um dos trabalhos e após relatar por escrito.
f)
Haverá uma equipe de avaliadores formando uma
comissão de avaliação dos trabalhos realizados e apresentados pelo grupo nas referidas
datas acima.
g)
O grupo assume a responsabilidade pela
veracidade dos fatos pesquisados e transcritos para a elaboração do relatório.
h)
O grupo assume a responsabilidade de não fazer
plágio de material pesquisado.
i)
Todo o material necessário para a realização da
pesquisa será de responsabilidade do grupo.
j)
No dia da
apresentação cada grupo fica responsável pela organização do seu material e
após a apresentação o recolhimento do mesmo.
k) Não
terei benefícios extras ou quaisquer outros diretos particulares em função de
minha participação na pesquisa.
l)
Será de inteira responsabilidade do grupo e/ou
participante o uso indevido dos dados em função da participação na pesquisa.
m) Os
dados pesquisados e o relatório deverão ser guardados, pelo grupo, até o
término do ano letivo, pois poderão ser solicitados neste período.
Ciente das informações acima descritas referentes a pesquisa para a Feira
do conhecimento:
__________________________________,______de__________________de
2012.
_____________________ _____________________ ___________________
Participante da Pesquisa Participante da Pesquisa Participante da Pesquisa
Nome:
Nome: Nome:
Anexo
Modelo Metodologia para elaboração
do Trabalho
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