quarta-feira, 27 de junho de 2012

Origem da Vida


Até o presente momento, a Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento da Terra. Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e, durante cerca de um bilhão de anos, sofreu processos importantes, como seu resfriamento, viabilizando o surgimento da vida.
Estudiosos mais antigos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta – a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos, executados por cientistas, como Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur, foi possível descartar essa hipótese, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes.
Embora tenha respondido uma grande questão, a biogênese não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica. Essa teoria propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, aliadas a condições ambientais peculiares, formando moléculas cada vez mais complexas, até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. Oparin, Haldane e Miller são os precursores dessa hipótese.
Atualmente, acredita-se que o primeiro ser vivo era autotrófico. Dois motivos justificam sua ampla aceitação: o fato do planeta provavelmente não dispor de moléculas orgânicas suficientes para sustentar as multiplicações dos primeiros seres vivos até que a fotossíntese surgisse, e o fato de que, em razão da instabilidade do planeta, estes organismos só conseguiriam sobreviver se estivessem em locais mais protegidos, como fontes termais submarinas dos mares primitivos. Assim, a hipótese autotrófica sugere que os primeiros seres vivos surgiram primeiramente em ambientes mais extremos, nutrindo-se a partir da reação entre substâncias inorgânicas, tal como algumas archaeas atuais: processo este denominado quimiossíntese. Essa hipótese sugere ainda que, a partir desses primeiros seres vivos, surgiram aqueles capazes de realizar fermentação, depois os fotossintéticos e, por último, os seres heterotróficos.
Acredita-se que esses primeiros indivíduos eram procarióticos, compartilhando diversas semelhanças com as arqueas; e, há cerca de dois bilhões de anos, surgiu a célula eucariótica.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Trabalho T1 - Apresentação Pesquisa

Bom Dia Pessoal, segue abaixo as orientações para desenvolverem os seus trabalhos conforme os grupos já distribuídos.
Algumas observações:
* Deverá ser feito em Power Point ( slides). 
* Salvar no Windows 97-2003, para abrir também no sistema oparacional Linux.
* Duração total da apresentação de 8 min. para cada grupo.
* Apresentar as fontes de pesquisa utilizadas ( mesmo que for o seu livro didático).
* Usar imagens relacionadas ao assunto.
* Fazer uma apresentação limpa,ou seja, slides com pouca escrita, apenas alguns tópicos;
* Valendo 4 pontos pro 2° trimestre.

Segue os temas para pesquisa: 

Grupo 1: Desmatamento da Amazônia: causas e consequências.

Grupo 2: Interações intraespecíficas: Harmônicas : Sociedade e Colônias.
              Interações intraespecíficas: Desarmônicas: Competição intraespecífica, Predação ou Canibalismo.

Grupo 3: Interação Interespecífica: Harmônicas: Mutualismo, Protocooperação, Inquilinismo e Comensalismo,
               Interação Interespecífica: Desarmônicas: Amensalismo ou antibiose, Predação e Parasitismo.

Grupo 4: Fatores Reguladores do tamanho das populações ( humanas e ecológicas).

Grupo 5: Alterações Abióticas: Poluição Sonora, Poluição Térmica, Poluição do Ar, Aquecimento Global.

Grupo 6: Pegada Ecológica, Desenvolvimento Sustentável.

Grupo 7: Rio +20


Qualquer dúvida mande e-mail ou deixe um comentário..

Abraços e Bom Trabalho..
Profe Neide

sábado, 2 de junho de 2012

Não Importará.....

Daqui cem anos não importará:
o tipo de carro que dirigi,
o tipo de casa que morei,
o tipo de roupas que vesti e
nem quanto eu tinha depositado no banco.

Mas o mundo poderá estar um pouco melhor, isso porque:
fui importante na proteção da vida e na formação de pessoas: fui BIÓLOGA, fui PROFESSORA.

Dia da Mata Atlântica

27 de maio, é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica e aproveitamos para alertar sobre alguns problemas que a floresta tem enfrentado.
Você sabia que cerca de 93% de sua formação original da Mata Atlântica foi devastada e continua sob ameaça constante em consequência da ação humana e os impactos de suas atividades?
Apesar disso, a Mata Atlântica continua sendo o bioma mais rico em diversidade do planeta. São 261 espécies conhecidas de mamíferos, 1020 espécies de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes. Além disso, há cerca de 20 mil espécies vegetais. Um motivo a mais para conservarmos e lutarmos para manter o nosso rico ecossistema.
No ano em que o Brasil sediará dois dos maiores eventos em prol do meio ambiente, a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, mais conhecida como Rio +20 e o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, em inglês) nada melhor do que levantar a bandeira e gerar uma conversa global a fim de conscientizar a importância do bioma, não apenas para o Brasil, mas para o mundo todo.

Ajude!!!!!!!!!!!

10 coisas que você pode fazer pelo meio ambiente

 
  1. Não imprima. Leia na tela do micro, ora.
  2. Recuse aquelas sacolas que as lojas oferecem porque elas vão virar lixo assim que você chegar em casa.
  3. Prefira um carro flex.
  4. Máquinas que refrigeram como ar condicionado e geladeira devem ser livres de gases que aumentam o buraco na camada de ozônio.
  5. Assine jornais e revistas on-line e não receba mais em casa centenas de quilos de papel anualmente.
  6. Coisas feitas de madeira têm que vir de reflorestamento onde se respeita regras ambientais ou de extração controlada e sustentável.
  7. Separe o lixo no capricho em cinco grupos: papel, metal, vidro, plástico e orgânico. Se isso for feito em um condomínio, dá para levantar uma grana e ainda gera empregos.
  8. Se você, em último caso, tiver que consumir papel, prefira o reciclado não branqueado.
  9. Prefira o reutilizável em vez do descartável, como era nos bons tempos dos nossos avós. Tenha uma xícara para o café no escritório em vez de detonar copinhos descartáveis. Compre bebidas em garrafas reutilizáveis. Pratinho, talher, guardanapo, tudo descartável? Que preguiça, hein?
  10. Vá a pé, de bicicleta, de ônibus, ou se puder, não vá. Alguns felizardos trabalham em casa. Outros fazem tudo pela Internet. Ajude sua saúde, seu bolso e o meio ambiente.

Ecologia

Os organismos da Terra não vivem isolados interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas interações chamamos Ecologia.

A palavra ecologia vem de duas palavras gregas : Oikós que quer dizer casa, e logos que significa estudo. Ecologia significa, literalmente a Ciência do Habitat .

Alguns conceitos importantes
ESPÉCIE- é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens

POPULAÇÃO- é o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período. Ex.: população de ratos em um bueiro, em um determinado dia; população de bactérias causando amigdalite por 10 dias, 10 mil pessoas vivendo numa cidade em 1996, etc.

COMUNIDADE OU BIOCENOSE- é o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.

ECOSSISTEMA OU SISTEMA ECOLÓGICO- é o conjunto formado pelo meio ambiente físico, ou seja, o BIÓTOPO (formado por fatores abióticos como: solo, água, ar) mais a comunidade (formada por componentes bióticos - seres vivos) que com o meio se relaciona.

HABITAT- é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema. Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um inseto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.

BIÓTOPO- Área física na qual determinada comunidade vive. Por exemplo, o habitat das piranhas é a água doce, como, por exemplo, a do rio Amazonas ou dos rios do complexo do Pantanal o biótopo rio Amazonas é o local onde vivem todas as populações de organismos vivos desse rio, dentre elas, a de piranhas.

NICHO ECOLÓGICO
- é o papel que o organismo desempenha, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. O nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc. Exemplo: a fêmea do Anopheles (transmite malária) é um inseto hematófago (se alimenta de sangue), o leão atua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.

ECÓTONO- é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.

BIOSFERA- toda vida, seja ela animal ou vegetal, ocorre numa faixa denominada biosfera, que inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera. E a vida é só possível nessa faixa porque aí se encontram os gases necessários para as espécies terrestre e aquáticas: oxigênio e nitrogênio.

Dia Do Meio Ambiente

Amigos do Planeta Terra
Somos todos responsáveis
Pela conservação do meio ambiente.
Cada um deve ser
Um cidadão consciente.

Cuidar das plantas, da praça, da rua
E também do parque do jardim.
Ser amigo do planeta
É bom para você e para mim também.

Djenane Alves



Read more: http://www.pragentemiuda.org/2009/06/poemas-meio-ambiente.html#ixzz1wdmESPmg
DEZ  MANDAMENTOS  DO    
FRATERNALISMO

O escopo desta doutrina é a fraternidade, o equilíbrio total, a paz, a justiça, o bem-estar físico e psíquico dos povos.
Todos os seres, espécies e ecossistemas são obras da Criação Cósmica (Deus), sábia e paciente
A morada Terra é nosso lar transitório, cumprindo-nos protegê-la para a perenização da natureza
Organizados em grupos, tribos, povos e raças, somos compelidos a viver e conviver de acordo com sistemas e convenções que a época nos determine
Cada nação ou país, dependendo de seu avanço moral e técnico, é livre para escolher formas e modelos de governo que melhor lhes apontem o caminho do ecodesenvolvimento, aliado ao progresso coletivo com melhor qualidade de vida
A tendência natural dos povos é elevar-se física e espiritualmente, através de processos pedagógicos e ecopolíticos, a fim de encontrar soluções para seus problemas
O desenvolvimento material é apenas parte do todo, mas deve-se buscar primeiramente os caminhos que formam a base moral, dentro da mais pura ética e do amor fraterno
Deve-se trabalhar arduamente pela instituição do Fraternalismo, em todo o Globo, atendendo às particularidades de cada povo e nação
Deve-se envidar esforços pela reinstituição das cidades-estados, em contraposição ao sistema atual, direcionando estudos e pesquisas com vistas à reorganização social que aperfeiçoe o regime republicano-federativo
A base do Fraternalismo é a família que, reunida, origina o Conselho Celular. Os Conselhos Celulares compõem os Magnos Conselhos Municipais, onde tudo é discutido, analisado e decidido, em termos de poder funcionar como órgão auxiliar da administração pública local
10º Os Magnos Conselhos Municipais, juntamente com as Câmaras Legislativas, escolherão os deputados estaduais; as Assembléias Estaduais votarão nos deputados federais, dando, assim, mais organicidade ao modelo atual, desaguando na ECODEMOCRACIA.

05 de Junho Dia Mundial do Meio Ambiente

22 de Maio Dia da Biodiversidade

Analfabeto Político

 "O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão,
do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia
a política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta,
o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista,  pilantra, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."           (Berthold Brecht)